denuncia

quarta-feira, 22 de julho de 2009

MARCHA DOS USUÁRIOS À BRASÍLIA – POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL.

REDE NACIONAL INTENÚCLEOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL

A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA, com apoio de diversas entidades, está organizando para o dia 30 de setembro de 2009, a Marcha dos Usuários a Brasília – Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e conclama a todas as organizações, entidades e associações de usuários e familiares para se organizarem e Marchar rumo a Brasília.

Neste momento, forças contrárias à Reforma Psiquiátrica Brasileira, em movimento organizado, utilizam os meios de comunicação de massa, numa verdadeira campanha para frear e desacreditar o Sistema Único de Saúde (SUS) e nossas conquistas da Luta Antimanicomial.

Nesses meios de comunicação são ouvidas autoridades e profissionais "doutores na matéria". Casos mal sucedidos são pinçados e apresentados como regra, fragilizando o trabalho desenvolvido e influenciando negativamente a opinião pública, contra os avanços da Reforma Psiquiátrica.A voz do usuário nunca aparece. Suas entidades não são procuradas pelos jornalistas e suas opiniões não são consideradas.

Chega de covardia! Chega de manipulação da informação!

Os usuários dos Serviços de Saúde Mental, que durante anos foram vítimas do abandono e da violência das internações psiquiátricas em hospitais asilares ou modernizados, exigem que suas opiniões sejam levadas em consideração.

São eles que podem dizer o que querem. São eles, os que hoje freqüentam os Serviços Substitutivos e que tem sua cidadania e inclusão social potencializada, é que podem dizer que a Reforma Psiquiátrica Brasileira se constitui num patrimônio técnico, ético e político, do qual não estão dispostos a abrir mão. São eles, os usuários e familiares da Luta Antimanicomial, a prova viva de que os loucos podem viver em sociedade e que podem ser tratados em liberdade e com cidadania.

Exigimos que a voz do usuário seja ouvida! Por isso, a RENILA convida para juntos chegarmos em Marcha rumo à Brasília, partindo de todo o Brasil, onde durante todo o dia participaremos de atividades político-culturais e mostraremos nossa Força. A Marcha é um espaço de visibilidade e expressão política dos usuários de Saúde Mental e suas organizações junto ao Governo Federal e a sociedade, com a finalidade de:
  • Defender o SUS;
  • Defender a Lei 10.216/01;
  • Reivindicar a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental;
  • Reivindicar a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, evidenciando o protagonismo dos usuários e fortalecer a Organização Política dos Usuários;
  • Exigir a efetiva implantação do Programa De Volta Para Casa;
Vamos organizar caravanas para que os verdadeiros protagonistas possam apresentar –de corpo presente- em Brasília, suas vozes e reivindicações, levando ao Presidente Lula e demais autoridades legislativas e judiciárias a disposição de luta em defesa de seus direitos.

Se você quer ser ouvido e lutar por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, organize sua caravana!
Ajude a construir essa Marcha! Informações pelos e-mails: marchadosusuarios@gmail.com ou "Deusdet: deusdetm@gmail.com "Vera Lúcia": vlmento@yahoo.com.br

Associação Chico Inácio (AM)
Associação. dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de João Monlevade (MG)
Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (MG)
Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (GO)
Associação Verde Esperança (MG)
Associação Loucos por Você (MG)
Fórum Cearense da Luta Antimanicomial (CE)
Fórum Gaúcho de Saúde Mental (RS)
Fórum Goiano de Saúde Mental (GO)
Fórum Mineiro de Saúde Mental (MG)
Instituto Damião Ximenes (CE)
Movimento dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental da Bahia (BA)
Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal (DF)
Núcleo Antimanicomial do Pará (PA)
Núcleo da Luta Antimanicomial da Paraíba (PB)
Núcleo de Estudos pela Superação do Manicômio (BA)
Núcleo Estadual de Saúde Mental (AL)
Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial (RN)
Núcleo Libertando Subjetividades (PE)
Núcleo Por Uma Sociedade Sem Manicômios (SP)

26 comentários:

  1. Devemos sim lutar pela reforma. Enquanto isto aqui em Guarabira paraiba os trabalhos em saude mental é respeitado e inaltecido por todas as autoridades,inclusive ontem tivemos a inauguração do CAPSad com a presença de todas as autoridades, usuarios e familiares e nas falas observamos o grande benefício que esta reforma está trazendo para os usuarios e familiares. Vamos lutar sim, não podemos deixar que os empresários dos hospitais psiquiatricos continuem tratando os portadores de sofrimento mental de animais selvagens.
    Contem com o apoio de todos nós da paraibe, aqui estamos na frente e somos respeitados pelo brilhante serviço em prol dos PTM.
    Vamos a luta!!!!!!!!!!!!!! Penha POntes - Coordenadora Municipal de Saude Mentals de Guarabira na paraiba.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Penha. Solicito entrar em contato com o Núcleo da Luta Antimanicomial da Paraíba (PB)para Marchamos rumo a Brasília. Podem contar com nosso apoio.
    Nelma Melo
    P/Secretaria da RENILA

    ResponderExcluir
  3. Hoje tivemos mais uma assembléia do Fórum Mineiro de Saúde Mental e alguns municípios trouxeram informes sobre a organização para a Marcha.
    A mobilização está crescendo, algumas carvanas já estão se organizando e foi proposta a realização de encontros locais/regionais para discussão e preparação dos participantes.além disso, constitui-se uma comissão de mobilização estadual para estimular a participação de outras cidades.
    queremos estar em brasília para juntos com os outros núcleos e militantes realizar e viver este momento histórico.
    até lá.

    Rosi

    ResponderExcluir
  4. Rose,

    Vejo que vocês estão muito empenhados, como sempre.
    A direção da Associação de Saúde Mental do Estado de Goiás está visitando todos os serviços de saúde mental de Goiânia, e as pessoas estão motivadas para participar da marcha. Quarta feira teremos reunião do Fórum Goiano de Saúde Mental para discutir a organização da carvana de Goiás.

    ResponderExcluir
  5. Ola companheiros e companheiras de marcha aqui no rio grande do sul teremosuma reunião no dia 4 de agosto para tratar-mos da marcha e quero parabenizar a todos os companheiros e companheiras da secretaria da renila em pernambuco voces estão fazendo um ótimo trabalho a marcha sera um sucesso parabens.por paulo michelon porto alegre rs

    ResponderExcluir
  6. Nelma,
    O Forum Cearense da Luta Antimanicomial, está procurando fortalecer a organização política dos usuários, estamos organizando reuniões do movimento nos cAPS de fortaleza, e caso seja possível, também no interior,está em andamento, um projeto de apoio financeiro para a viagem e outro para a organização de um encontro Pré-Marcha, estamos a mil!!!!!!!Essse espaço de comunicação poderá nos ajudar muito nas trocas e apoios necessários.
    Núbia Caetano
    Forum Cearense da Luta antimanicomial

    ResponderExcluir
  7. Seria interessante postar fotos no blog da marcha dos usuarios criando uma galeria de fotos com caminhadas de usuarios,atividades dos 18 de maio devem ter fotos boas para postar sempre fotos com atividades de rua é uma sugestão para colorir o blog e dar uma incentivada para a marcha de brasilia abraços boa luta para todos e todas. por paulo michelon porto alegre rs

    ResponderExcluir
  8. hoje tivemos reunião do forum gaucho de saude mental onde decidimos que vamos entrar em contato com as associações que estiveram no encontro estadual de usuarios para a moblização para a marcha,tambem com o estado, crp rs e escola de saude publica para agilizar apoio para o nosso nucleo e comecaremos a capacitação na semana que vem um grande abraço do paulo michelon porto alegre rs

    ResponderExcluir
  9. O Núcleo da Luta Antimanicomial Libertando Subjetividades de PE, está buscando apoiar a organização política dos usuários. Teremos o ENCONTRO PARA MOBILIZAÇÃO DA MARCHA DOS USUÁRIOS À BRASÍLIA – POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL.

    DATA 14 DE AGOSTO DE 2009
    HORÁRIO: 8:00 ás 12:00 h.
    PROGRAMAÇÃO: ABERTURA. 8:30 h - REPRESENTANTE DO NÚCLEO LIBERTANDO SUBJETIVIDADES.
    EXIBIÇÃO E DEBATE DO VÍDEO: 8:45 h “ De Dentro para fora”.
    OFICINA: 10:00h - CONSTRUÇÃO DOS (10) DEZ PRIORIDADES DOS USUÁRIOS E FAMILIARES PARA FORTALECIMENTO DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL “ POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS”.
    Estamos buscando apoiadores para o financiamento da Marcha.

    ResponderExcluir
  10. Ola,

    Aqui, em SP tivemos na semana passada a reunião da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária do Estado de SP e foi decidido apoio e mobilização pela MARCHA. Já estamos buscando apoio para conseguir um ônibus. Esperamos estar em Brasilia, dia 30 de setembro! Abs,
    www.saudeecosol.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. amanha terça teremos uma reunião do forum gaucho acho que vão pedir uma ampliação do prazo para a entrega do documento do usuarios dos 10 pontos que não abrem mão dentro da reforma psiquiatrica dia 20 de agosto ta muinto em cima é possivel ampliar este prazo?eu tou divulgando a marcha no orkut,twitter,no meu blog,e vou começar a mandar pequenos lembretes curtos para alguns jornalistas aqui em porto alegre,o endereço do nucleo do forum gaucho de saude mental é av protasio alves 2854 3 andar nos reunimos na sede do conselho regional de psicologia do rio grande do sul um grande abraço e da-lhe mobilização de paulo michelon desde porto alegre rs

    ResponderExcluir
  12. Prezad@s,

    Entre os dias 03 e 07 de Agosto ocorreu o 10o Congresso Nacional da CUT. Reunindo mais de 2500 delegados.Trabalhadores de todo o Brasil, que apreciaram Moção de Apoio à Reforma Psiquiátrica no Brasil e à Marcha dos Usuários que será realizada em Brasília. Vejam a moção:

    Moção de Apoio à Reforma Psiquiátrica Brasileira no âmbito do Sistema Único de Saúde e à Marcha dos Usuários de Saúde Mental


    A cada dia mais as doenças relativas à Saúde Mental tem acometido os usuários e trabalhadores brasileiros. O Brasil está efetivando a reforma psiquiátrica por meio do SUS por meio da atenção básica, dos CAPS, Residência Terapêutica, atendimento nos hospitais gerais, saúde do trabalhador, previdência e Controle e Participação Social. Os trabalhadores e trabalhadores reunidos no 10º CONCUT manifestam apoio à Reforma Psiquiátrica Brasileira, pública, integral, universal, com recursos públicos e participação social e apóiam à Marcha dos Usuários da Saúde Mental a ser realizada em Brasília, no dia 30 de setembro de 2009.

    ResponderExcluir
  13. A Marcha está crescendo com apoios importantes de diversos segmentos.
    A moção do 10º CONCUT inclui mais uma vez para o debate social e esclarecimento um tema que foi tabú na mídia. E mesmo quando os meios de comunicação abordam de maneira tão forte, como foi o caso da novela no horário nobre, ficam sempre ocultos aspectos essenciais como o local de tratamento ainda reafirmado na forma do hospital psiquiátrico ou então a apologia da periculosidade, claramente exposta no protagonista que atira e faz vitima. O usuário acuado sem espaço para viver e recuperar-se é produto da forma manicomial de lidar com a loucura. A marcha serve a esse propósito de enriquecer um debate do homem consigo mesmo, do homem com outro homem, da sociedade com sua própria loucura. O usuário de saúde mental não pode ser um bode expiatório da sociedade, é uma referência da subjetividade humana, o homem só se conhece quando mergulha em si mesmo. Espaços de cidadania para quem trabalha seu mundo interno sem poder muitas vezes dispor de energia como força de trabalho formal. Para que a reforma psiquiátrica seja de fato antimanicomial é preciso construirmos espaços culturais e humanos profundamente criativos, onde técnicos e usuários saibam trabalhar essa esfera tão significativa da experiência humana.
    Comanheiros e companheiras estamos juntos nessa marcha para assegurarmos e ampliarmos nossas conquistas históricas de assistência em saúde mental para a população brasileira.
    Vamos conversar com o Presidente Lula, Congresso Nacionale Justiça e o povo.
    Por Uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial!

    ResponderExcluir
  14. Estamos prontos para a marcha enfim fechamos a listagem o nucleo do rio grande do sul ira a marcha em BRASILIA com 47 pessoas entre usuarios e profissionais chegaremos dia 29 de setembro abraço a todos e todas companheiros de marcha

    ResponderExcluir
  15. Sr. Anônimo;

    Somos uma massa que lá em Brasília vamos reivindicar os nossos direitos em uma só voz e bem alto. Você vai ter que nos ouvir.

    ResponderExcluir
  16. Notícia MARAVILHOSA!!!!!
    Confirmado o Desfile de Moda com, nada mais, nada menos que as DASDOIDAS.
    Vai ser muito boooooooommmmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  17. Panfletagem no Recife pede reforma antimanicomial
    POSTADO ÀS 09:56 EM 24 DE Setembro DE 2009
    Nesta quinta-feira (24), o Núcleo da Luta Antimanicomial de Pernambuco – Libertando Subjetividades realiza panfletagem com dramatização na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao Parque Amorim. O objetivo é informar a sociedade sobre a Marcha dos Usuários à Brasília – Por Uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, que acontece no próximo dia 30 de setembro. Cerca de 40 usuários do Sistema de Saúde Mental de Pernambuco irão para o Distrito Federal a fim de participar das atividades da Marcha.

    A Marcha dos Usuários à Brasília é um espaço de expressão política, junto ao Governo Federal e a sociedade, para que os pacientes com transtornos mentais e as organizações que os representam apontem suas reivindicações. A finalidade é defender o SUS, a Lei 10.216/01, a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, além de reivindicar a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental e, principalmente, evidenciar o protagonismo dos usuários do Sistema de Saúde.

    “Queremos mostrar a capacidade dos usuários de falar e reivindicar com a própria voz, pois eles têm muito a dizer”, afirma Nelma. A Luta Antimanicomial existe em Pernambuco há mais de 20 anos e defende a efetividade da Reforma Psiquiátrica, ou seja, a substituição do modelo na Psiquiatria baseada em manicômios pela criação de uma rede de serviços substitutivos, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), CAPS 24 Horas, residências terapêuticas, hospitais-gerais e centros de convivência. A ideia é que as pessoas tenham acesso a tratamento sem perder a condição de cidadão.

    O modelo põe fim ao enclausuramento adotado pelos hospitais psiquiátricos, que limita o convívio social, alienados pacientes da sociedade e, em muitos casos, os deixavam à mercê de atos violentos e negligentes. Embora a legislação referente a Reforma Psiquiátrica exista, a condução da Política Nacional de Saúde Mental não vem favorecendo a ampliação de uma rede de serviços que realmente seja substitutiva a internação psiquiátrica.

    HISTÓRIA – O movimento pró Reforma Psiquiátrica no Brasil teve início na década de 70, por reivindicação de médicos e familiares de pessoas com transtornos mentais. A reforma psiquiátrica é o tema de um debate em andamento no Brasil há anos, as resoluções tomadas neste processo ainda não foram totalmente implementadas. Em abril de 2001 foi aprovada a Lei Federal de Saúde Mental, nº 10.216, que regulamenta o processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil.

    BLOG DO JAMILDO

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pessoa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!l, já sabemos do sucesso da marcha e ficamos mais do que felizes: muito orgulhosos do nosso povo!!!!
    Por aqui tratamos de divulgar na rádio Nikosia, na qual trabalhamos as informações sobre todo o processo da marcha. Já pedi pro Rafa, lá do sul escrever um texto com o pessoal sobre a experiência da marcha pra gente seguir divulgando.
    Pra quem quiser escutar os programas é só entrar no site contrabanda.org e escutar os programas da Nikosia aqui em Barcelona.
    Pra quem quiser falar com a gente ou mandar informação é só mandar por nosso e-mail info@radionikosia.org que a gente dá a notícia no ar.
    Emitimos os programas ao vivo todas as quartas, às 16h, hora local.
    Se vocês quiserem escutar um programa que já passou, como o da quarta do dia 30 no qual divulgamos a marcha é só entrar no site da radionikosia.org e clicar em podcast e escolher o programa que quiser escutar.
    Muitos beijos e saudades de todos, Károl
    Károl Veiga Cabral - karolveigacabral@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Gente,
    Estamos aguardando notícias de ANDERSON LUIZ TAMBOSI, 32 ANOS DE IDADE, RESIDE EM JOINVILLE–SC, FOI VISTO PELA ULTIMA VEZ EM BRASÍLIA, NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES NA DATA DE 30/09/2009 ÀS 17h30min HORAS.
    O Retrato foi divulgado para todas as delegações.Pensaram a possibilidade de ter entrado em outro ônibus.A Família informa que manifestou vontade de sair de Florianópolis. CONTATOS:SIDNEI VICENTE 61 99019151 61 33198008 Supremo Tribunal de Justiça
    JAIRA RODRIGUES 48 99870685,
    SHIRLEI VICENTE 47 88359176 e
    NELMA MELO 81 99640903

    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. GENTE,
    ANDERSON JÁ DEU NOTÍCIAS, ESTA BEM E CONTANDO COM A REDE DE APOIO EM BSB E O CARINHO DE TODO O BRASIL.
    VALEU PELA FORÇA PERMANENTE QUE RECEBEMOS.
    BJS

    ResponderExcluir
  21. foi um sucesso a marcha estou orgulhoso de fazer parte deste coletivo foi um show de organização em tudo fomos noticia e fizemos noticia seria legal se fosse colocado algumas fotos da marcha no blog aqui parabens pra nós todos abraços do paulo michelon desde porto alegre rs

    ResponderExcluir
  22. só para loucos!só para os raros!nós,os loucos,somos protagonista principal e atores indispenssaveis na construção da rede de saude mental que queremos!nada sobre nós sem nós!

    ResponderExcluir
  23. Estamos em março 2021 cerca de 11 anos e meio já passados da IV Conferencia Nacional de Saúde Mental, mais sobre grande expectativa voltado a realização da V Conferencia Nacional de Saúde Mental em 2022

    ResponderExcluir
  24. Tive a oportunidade de estar como militante no segmento usuário de São Paulo, presente na Marcha dos Usuários ocorrida em 2009 que foi de suma importância pois aceitaram a reinvindicação de realização da IV Conferencia Nacional de Saúde Mental

    ResponderExcluir
  25. Em 2021 a 1º Conferencia Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial estará ocorrendo virtualmente tendo como um de seus objetivos incentivar a sociedade perante participação da V Conferencia Nacional de Saúde Mental em 2022.

    ResponderExcluir