denuncia

quarta-feira, 22 de julho de 2009

ORGANIZAÇÃO DA MARCHA EM PERNAMBUCO

O Núcleo Libertando Subjetividades (PE) Convida para reunião de mobilização da MARCHA DOS USUÁRIOS À BRASÍLIA – POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL. A reunião será TODA segunda feira, às 16hs, no Conselho Regional de Psicologia, localizado a Rua Afonso Pena, nº 475, Santo Amaro. Contamos com a presença de tod@s. Contatos: marchadosusuarios@gmail.com

9 comentários:

  1. É isso aí pessoal!!! Infelizmente não poderei estar presente no dia 30 de setembro ao vivo, porque estou fora do Brasil, mas desde aqui me sinto fazendo parte deste movimento em defesa do SUS e da Reforma! Aliás tanto o sistema único brasileiro, como nosso trabalho em saúde mental e a participação popular são altamente elogiadsoaqui na espanha e servem de referência! Temos que nos mobilizar para defender nossas conquistas. Trabalho por aqui na Rádio Nikosia e estaremos divulgando todo o processo da Marcha!!! Abraços, Károl

    ResponderExcluir
  2. MARCHA DOS USUÁRIOS À BRASÍLIA – POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL

    A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA, com apoio de diversas entidades, realizará no dia 30 de setembro de 2009, em Brasília, a “Marcha dos Usuários: Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” e conclama todas as Associações de Usuários e Familiares, os serviços substitutivos, entidades e organizações ligadas à Reforma Psiquiátrica a participarem deste ato público.

    Neste momento, forças contrárias à Reforma Psiquiátrica Brasileira, de forma articulada, utilizam os meios de comunicação de massa, numa verdadeira campanha tentam frear os avanços da Reforma Psiquiátrica, através de discursos que desqualificam os serviços substitutivos, o Sistema Único de Saúde e todas as conquistas da Luta Antimanicomial.

    Ouvindo apenas autoridades e especialistas: “doutores na matéria”, a imprensa ignora a posição, interesses e avaliação dos usuários, protagonistas destas cenas, e contribui para fragilização do trabalho desenvolvido ao influenciar negativamente a opinião pública, tentando fazer do fracasso a tradução da assistência ofertada pelos serviços substitutivos. A Reforma Psiquiátrica contraria muitos interesses, eis uma verdade incontestável.

    Chega de covardia! Chega de manipulação da informação!

    Os usuários dos Serviços de Saúde Mental de todo o país, vítimas do abandono e da violência das instituições psiquiátricas, decidiram manifestar publicamente sua posição em defesa da Reforma Psiquiátrica brasileira e do Sistema Único de Saúde.

    São eles os quem podem melhor decidir qual destino, qual futuro desejam e sonham construir. São eles, os que hoje frequentam os Serviços Substitutivos, e que tem sua cidadania e inclusão social potencializada, os mais indicados a dizer em qual direção a Reforma Psiquiátrica, patrimônio ético e político da sociedade brasileira, deve seguir e avançar.

    Se você quer ser ouvido e lutar por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, organize sua caravana! Ajude a construir essa Marcha! Vamos organizar caravanas para que os verdadeiros protagonistas possam apresentar em Brasília suas vozes e reivindicações, levando ao Presidente Lula e demais autoridades legislativas e judiciárias a disposição de luta em defesa de seus direitos.

    A RENILA convida usuários, técnicos e familiares de todo o país a marcharem rumo a Brasília e a participarem das atividades político-culturais “Em Defesa da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” , demonstrando nossa força e criatividade.

    MARCHA DOS USUÁRIOS “POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL”: em defesa do SUS, da Lei 10.216/01 e pela realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental!

    Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial
    Associação Chico Inácio (AM)
    Associação. dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de João Monlevade (MG)
    Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (MG)
    Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (GO)
    Associação Verde Esperança (MG)
    Associação Loucos por Você (MG)
    Fórum Cearense da Luta Antimanicomial (CE)
    Fórum Gaúcho de Saúde Mental (RS)
    Fórum Goiano de Saúde Mental (GO)
    Fórum Mineiro de Saúde Mental (MG)
    Instituto Damião Ximenes (CE)
    Movimento dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental da Bahia (BA)
    Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal (DF)
    Núcleo Antimanicomial do Pará (PA)
    Núcleo da Luta Antimanicomial da Paraíba (PB)
    Núcleo de Estudos pela Superação do Manicômio (BA)
    Núcleo Estadual de Saúde Mental (AL)
    Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial (RN)
    Núcleo Libertando Subjetividades (PE)
    Núcleo Por Uma Sociedade Sem Manicômios (SP)

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como está a organização da marcha na Bahia, pois gostaríamos de ver a possibilidade de participarmos.

    Ivanilda Salomão - Itamaraju-Ba

    ResponderExcluir
  4. Olá Vana,Seja bem vinda.
    Suegue alguns contatos da Bahia já engajados na organização da Marcha:
    AMEA-BA
    Josuéliton de Jesus Santos
    Fone 71.88872963
    josuelitons@gmail.com

    NESM- BA
    Edna Amado Nonato
    Fone 71.34526670/ 88759364
    ednaamado@click21.com.br
    e
    Eliana Brito Nascimento
    Fone 71.82197615
    elianabriton@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Pelo fim de instituições genocidas como os Hospitais Psiquiátricos no Brasil, vamos todos a Brasília para pressionar os políticos para que acabem com essa realidade abominável de abandono social completo e SUBSTITUAM a atenção em Saúde Mental por grande número de CAPS 24h com qualidade e supervisão institucional, matriciamento em Saúde Mental nos PSFs, e quadruplicar o número de Residências Terapêuticas no Brasil (502 no país para 37 mil leitos é pouco!!) saudações libertárias

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Pelo fim dos manicômios prisionais também!
    "Pouco antes de Champinha completar três anos de medida socioeducativa, e ser colocado em liberdade, o Ministério Público entrou com um processo para converter a medida socioeducativa em medida protetiva de tratamento psiquiátrico com contenção, o que garantiria sua permanencia na Fundação Casa até 21 anos.
    Na imanência da segunda medida se extinguir, o Estado entrou com pedido de interdição civil cumulada com internação hospitalar compulsória no Forum de Embu Guaçu. A juiza expede uma liminar favorável ao Estado, pedindo a transferência de Campinha para a Casa de Custódia de Taubaté". Edição deste mês da Caros Amigos sobre a primeira prisão-hospício para "jovens infratores", cujo o primeiro "hóspede" foi Roberto Aparecido Alves Cardoso, conhecido pelos meios de comunicação para as massas com "Champinha"
    Saudações!!
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  8. A saúde , principalmente mental, atravessa momentos dificeis. Temos que lutar para que a lei seja cumprida e essa reforma caminha de uma maneira antimanicomial.Precisamos urgentemente de mais Caps 24hs, para que os usuarios em crise tenham uma maneira humanizada de atendimento. Sem Caps 24hs continuaremos com serviços alternativos e não substitutivos.
    Vera da Luta Antimanicomial de PE.

    ResponderExcluir
  9. CONTRA A BANALIZAÇÃO DO SOFRIMENTO MENTAL
    Dia desses percebi o quanto a mídia, pelo menos parte dela, faz uso do suposto poder que possui para banalizar o sofrimento mental... constantemente veiculado por certos grupos midiáticos brasileiros (o mais recente é a rede globo) que, com o discurso de popularizar a discussão sobre o assunto (esquizofrenia, por exemplo), também permite que um de seus programas faça chacotas acerca desse mesmo sofrimento... as cenas se repetem sempre às terças-feiras, por ocasião do programa Casseta e Planeta. Nele, seus idealizadores e “chacoteiros” utilizam a mesma cena que foi ao ar minutos antes para promoverem uma barbárie contra o sofrimento mental alheio e propagar a idéia de segregação àqueles que são acometidos por esse sofrimento. Dessa forma, esse espaço midiático demonstra, mais uma vez, uma postura de segregação frente à sociedade de modo geral, e tenta padronizar um modo de ser e estar nela que não corresponde à realidade vivida por todos nós. Precisamos de uma saída desse espaço sombrio, representado por essa mídia de interesses globalizantes e, portanto, padronizadora de comportamentos e atitudes. Também demonstra ir de encontro a toda história do Movimento de Luta Antimanicomial, com suas prerrogativas em defesa da vida e da liberdade daqueles a quem defende.

    ResponderExcluir