denuncia

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Confira os videos da Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial

Foram aprovados, no dia 13 de janeiro, no Conselho Nacional de Saúde (CNS) o calendário e a Comissão Provisória para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental.


A Conferência é uma das conquistas da Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, realizada em setembro de 2009, na Esplanada dos Ministérios. Em audiência no dia da Marcha, Gilberto Carvalho, chefe do Gabinete Pessoal do presidente da República, anunciou - em nome do presidente - o compromisso em realizar a IV Conferência em 2010, nove anos após a anterior.

Mesmo antes de sua convocação oficial, as etapas da Conferência estão, previamente, marcadas:

Municipais: março e abril
Estaduais: maio
Nacional: junho

No próximo dia 26, acontecerá uma reunião da Comissão Provisória que, na expectativa da publicação da convocação, discutirá propostas para viabilizar a IV Conferência.

Os Estados de Minas Gerais e Pernambuco já estão se articulando para a realização da etapa estadual. Em Minas Gerais a conferência estadual está marcada para maio e o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco já se reuniu para discussão.

Confira no canal do Conselho Federal de Psicologia no YouTube os vídeos da Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, incluindo o vídeo "Compromissos", onde estão os registros sobre a realização da IV Conferência de Saúde Mental:

http://www.youtube.com/user/confederalpsicologia#p/u/4/FG1s-mq5GIc

2 comentários:

  1. E que venha agora mesmo que após mais de 11 anos de espera, a V Conferência Nacional de Saúde Mental em 2022

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que na 16° Conferência Nacional de Saúde ocorrida em 2019, a V Conferência Nacional de Saúde Mental contou com vários tipos de manifestações solicitando ela, chegou ser aprovada entre as diretrizes e propostas, contando inclusive com moção aprovada reforçando sua solicitação.

    ResponderExcluir