denuncia

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Brasil no Encontro Internacional de Saúde Mental em Trieste

Acontece, desde o dia 09 de fevereiro, o Encontro Internacional de Saúde Mental em Trieste, na Itália. O Encontro, que seguirá até o dia 13, tem o tema “O que é Saúde Mental?” e vem para esclarecer dúvidas, discutir abordagens de diferentes lugares do mundo e gerar resoluções de problemas na área.

O Brasil está representado pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), que recebe apoio do Conselho Federal de Psicologia , e leva para o encontro a atual situação de luta pela implementação da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, instituída no país em 1991 mas ainda sem estar aplicada plenamente. A Renila apresentará também trabalho desenvolvido para a Marcha dos Usuários Pela Reforma Psiquiátrica (realizada em 30 de setembro em Brasília), as pautas e encaminhamentos das audiências com o governo Federal que foram realizadas durante a Marcha, e o blog que foi criado e manteve-se como um canal para troca de informações sobre Saúde Mental.

Remodelado, o Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos da Renila será apresentado como novo modelo de cobertura e defesa sobre Saúde Mental e Direitos Humanos, apresentando denúncias e notícias sobre as áreas.


O Encontro conta com quatro eixos:

  • Conhecimento e paradigmas – Neste eixo, os Direitos Humanos universais são discutidos visando relacionar saúde, cidadania e liberdade de expressão.

  • A prática da crítica anti-institucional – O processo mundial de cuidado do portador de transtorno mental em convívio com a sociedade e o tratamento longe de hospitais psiquiátricos.

  • Economia social e inclusão – Abordagens sobre tratamento, cooperação social, garantia de saúde, Direitos Humanos e inclusão social para pessoas frágeis e vulneráveis diante de crises econômicas que atingem o mundo.

  • Memória, arquivos e comunicação – Resgate de memórias e abordagens dos meios de comunicação (TV, Rádio e Web) sobre Saúde Mental.

2 comentários:

  1. O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.

    O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
    www.celularespiaobrasil.com

    ResponderExcluir
  2. oi gostaria muito que conhecesse o blog sobre síndrome do pânico e a falta de um manual para esse tortuoso caminho. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir